Questões importantes da Bíblia

QUEM É DEUS?

 

O Deus que nós cremos é Aquele descrito na Bíblia que foi escrita pelos judeus. Ninguém sabia dizer o nome de Deus, Moisés ao pergunta-lo recebeu a resposta: “EU SOU O QUE SOU”, então o povo começou a chamá-lo das por suas características e nunca de um nome específico. O chamavam de Adonai, ou Jeová, ou Yahweh, ou Javé que significava Senhor, pois Ele é o dono de tudo, então o chamavam de Senhor.

 Chamavam-no também de Elhoim que significava criador, e outros nomes, que na verdade não são nomes de Deus, mas são as características Dele, como se alguém que não soubesse o meu nome, começasse a me chamar das minhas características peculiares, como alegria, sorridente.

Dessa forma por não haver um nome pelo qual pudessem invocá-lo o termo Jeová era o mais comumente usado pelos judeus.

 Deus também nunca se mostrou de maneira visível para o homem, sempre se manifestava no formato de fogo, ou na imagem de anjos, ou somente permitia que ouvissem sua voz.

  Nós sabemos que os homens que escreveram a bíblia foram inspirados pelo Senhor para anunciar para humanidade todas as coisas desde a criação até o final dos Tempos.

  A Bíblia descreve que Deus são três pessoas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, como um homem e uma mulher ao se casarem se tornam uma só carne, embora continuem sendo duas pessoas diferentes, uma passa a viver para o outra, dessa forma, Deus é um só, mas são três pessoas, que vivem uma para a outra.

  Nós não falamos que existe três deuses, pois os três tem o mesmo poder, e os mesmos objetivos, e não podem ser servidos ou amados de forma diferente, por isso quando nos referimos a Deus estamos nos referendo aos três ao mesmo tempo.

  Não existe possibilidade de amar um e não amar o outro, pois agem em comum acordo e tudo acontece pela vontade de ambos.

  Sabemos que Deus é Espírito, ou seja, tem um “corpo espiritual”, o apóstolo Paulo disse isso, que existem corpos físicos e corpos celestes.

 

 

PORQUE DEUS NÃO SE MOSTRA FISICAMENTE AOS HOMENS?

 

Deus não se mostrou ao homem para que estes não fizessem imagens para adorarem.

  No dia em que o Senhor lhes falou do meio do fogo em Horebe, vocês não viram forma alguma. Portanto, tenham muito cuidado, para que não se corrompam e não façam para si um ídolo, uma imagem de qualquer forma semelhante a homem ou mulher, ou a qualquer animal da terra ou a qualquer ave que voa no céu,
ou a qualquer criatura que se move rente ao chão ou a qualquer peixe que vive nas águas debaixo da terra.
  E para que, ao erguerem os olhos ao céu e virem o sol, a lua e as estrelas, todos os corpos celestes, vocês não se desviem e se prostrem diante deles, e prestem culto àquilo que o Senhor, o seu Deus, distribuiu a todos os povos debaixo do céu. 
Deuteronômio 4:15-19

 O ser humano necessita de ter representações, tudo o que conhecemos ou pensamos são representações do real, ou seja, guardamos na nossa mente uma imagem para que possamos pensar nas coisas externas, como não sabemos a imagem de Deus, tentamos criar representações que mais se aproximam das suas características.

 Variadas imagens de Deus estão nas mentes humanas, e cada um pensa que Deus é da maneira que eles o criam em seus pensamentos, uns imaginam Deus como um ser severo, outros como um ser extremamente bondoso, outros como um juiz, ou um líder.

  Nessa confusão de ideias a respeito de como Ele é surgiram tantos deuses pelo mundo a fora, cada um segundo a imagem criada de alguém, por isso muitos filósofos criticam os religiosos dizendo que Deus é uma criação humana.

 

Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. 
Romanos 1:19-25

 

  Deus enviou seu Filho Jesus Cristo para mostrar ao mundo como Ele é. Jesus é a imagem do Deus invisível, quem o vê, vê o Pai. Jesus é sábio, manso, humilde, forte, justo, quem quer saber como Deus é basta olhar para Cristo, nele habita corporalmente toda plenitude da divindade,  Ele é o Senhor, o Deus dos Judeus que desceu no monte Sinai.

  Não aquela imagem física divulgada pela igreja, mas a imagem moral de um Deus humanamente divino, que abandonou sua glória para viver entre nós, e se mostrou aos homens, o criador desceu do céu e os seus não o reconheceram.

  Jesus é a imagem do Deus criador, Ele é o Senhor dos judeus, e o seu nome é o nome dado aos homens para invocá-lo, Ele criou todas as coisas e veio para os seus e os seus não perceberam, viram o criador e não acreditaram Nele.

 

Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;
O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, 
Colossenses 1:14-19

Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; 
Hebreus 1:1-3

Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. 
Filipenses 2:6-11

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. 
João 1:1-3

Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. 
João 1:10-14

Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; Colossenses 2:9

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; 
João 5:39

Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. 
João 5:46

E ele lhes disse: O néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!
Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória?
E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. 
Lucas 24:25-27

PORQUE DEUS CRIOU O MUNDO E OS HOMENS?

 

Deus não criou tudo o que existe por acaso, ou decidiu do nada criar tudo e foi criando deliberadamente, na verdade Ele planejou, arquitetou, pensou em cada coisa, cada ser, tudo foi criado com propósito.

Criou as menores partículas que unidas formam os átomos que ao se unirem formam as moléculas e daí por diante formando cada coisa, se observarmos a criação vemos que cada coisa depende da outra, ou seja, tudo foi bem planejado e arquitetado nos mínimos detalhes.

 Sabemos que Deus criou tudo utilizando a sua sabedoria e o poder de sua Palavra. E tudo foi sendo criado conforme a sua determinação.

  Mas diferentemente do que a maioria das pessoas pensa, Deus sabia tudo o que aconteceria com a humanidade. E antes da fundação do mundo Ele planejou a maneira de concertar o que o livre arbítrio do homem haveria de arruinar.

Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Efésios 1:4

Deus criou a terra com o objetivo de nela criar um lar para os seus filhos viverem, filhos estes que Ele criaria a sua imagem e semelhança. Deus criou a terra e tudo o que nela há com o seu poder, que emana da sua sabedoria e da sua Palavra.

 Ele mandou que as coisas existissem e tudo passou a existir, fez tudo em seis dias, e no sétimo dia descansou.

  Deus fez o primeiro homem utilizando os componentes da terra, nosso corpo possui as substâncias que existem na natureza, Ele o fez parecido com Deus.

  O interessante é que se observarmos a sequência da sua criação vemos que Deus criou primeiro os animais menores, e a partir desses foi criando outros maiores, por isso a grande semelhança de cada ser vivo.

 

E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.
E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.
E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.
E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. 
Gênesis 1:20-26

 

Criou Deus os animais aquáticos, depois as aves, depois os répteis, o gado, e todo animal grande, e por último fez o homem, ou seja, a mesma substância que tem nos animais menores tem nos maiores, como se houvesse uma escala crescente, do menor ser vivo até o mais complexo que é o ser humano. Este último foi criado diferente dos demais animais, pois possui um espírito semelhante a Deus, e também possui um intelecto mais desenvolvido, capaz de dominar os demais seres vivos.

 O objetivo principal de Deus ao criar os homens era para fazer deles seus filhos, e o mundo seria o lugar de nossa habitação. Deus desejava ser nosso Pai, e se relacionar em amor conosco pela eternidade. Mas infelizmente o homem decidiu não ser dependente do Criador, e escolheu ser adulto, conhecedor do bem e do mal. E se tornou assim responsável por suas atitudes, carregando em seu interior a lei da consciência.

 

O QUE É O PECADO?

 

Em todos os lugares existem regras e leis para organizar e trazer a paz. Em todas as casas, todas as instituições, cidades e países têm suas leis, dessa mesma forma Deus também criou leis para o homem viver no seu planeta.

 Pecado é o ato de desobedecer às leis de Deus, assim como a desobediência às leis humanas é considerada contravenção ou crime.

  Se lermos a constituição, ou os códigos de leis do Brasil percebemos que todas estas regras existem para o bem dos cidadãos do país, se não existisse a lei as pessoas cometeriam todos tipos de maldade deliberadamente sem punição. Por isso a lei é boa e necessária, serve como regulamentador de direitos e deveres, dessa forma existe a Lei de Deus, onde Ele estabelece regras para nossa vida na Terra, nos mostra nossos direitos e deveres.

   Assim como quem descumpre a lei humana  recebe sua devida condenação, todo pecado tem suas consequências, e a condenação comum a todos os pecados é a morte, esta morte significa separação de Deus, pois o Senhor é nossa vida, sem Ele não conseguimos viver plenamente.

  Imagine se na nossa casa não houvesse regras claras, e todos fizessem o quisessem? Tornar-se-ia um lugar impossível de se viver, dessa forma o mundo sem regras se tornaria insuportável, como tem já sido, pois as pessoas insistem em desobedecer a lei do Criador e as leis humanas.

  O pecado constitui-se em atitudes que venham provocar algum mal para o próximo, para nós mesmos e para Deus. Mas também existem deveres que precisamos cumprir.

 

Vejam! O braço do Senhor não está tão encolhido que não possa salvar, e o seu ouvido não está surdo que não possa ouvir. Mas os seus pecados separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá. Isaías 59:1-2

 

Por isso a maioria das pessoas do mundo não consegue ter uma vida abundante, pois estão longe de Deus, e se recusam a se aproximar Dele.

 

PORQUE TODOS OS HOMENS PECARAM?

 

Deus criou o primeiro casal na terra, Adão e Eva, ambos eram inocentes como crianças não nasceram para pecar, pois embora fossem inteligentes, não sabiam discernir entre o que era bom ou mal daí não havia possibilidade de pecar, pois não tinham essa consciência.

 O fato é que para haver pecado precisa primeiramente haver uma lei, se não há lei não há crime, nem contravenção, nem condenação.  E assim se a pessoa não tem esse conhecimento do que é bom e do que é mal não pode ser culpada por fazer o mal.

 Sendo assim Adão e Eva não tinham esse conhecimento do bem e do mal, e não poderiam ser culpados.

 Deus plantou o jardim do Éden para o homem habitar e cuidar de tudo, e no meio do jardim o Senhor plantou duas árvores diferentes, uma chamada árvore da vida, que se o homem comesse de seu fruto viveria eternamente, e uma árvore do conhecimento do bem e do mal, e quem comesse dele se tornaria consciente do bem e do mal, ou seja se tornariam responsáveis por suas ações.

Deus proibiu que o homem e a mulher comessem do fruto do conhecimento do bem e do mal pois se eles comessem desse fruto passariam a ser culpados por suas ações erradas e o pecado os separariam de Deus, isso geraria a morte e todo tipo de sofrimento do ser humano. E foi o que aconteceu, Adão e Eva comeram do fruto, e imediatamente tiveram os olhos do entendimento abertos, deixaram de ser como crianças inocentes, e passaram a ser adultos, ou seja, receberam a lei da consciência.

 Por isso não concordo com a ideia de pecado original ensinada pela igreja, onde acreditam que o fato de Adão ter desobedecido a Deus, condenou todos os homens a morte e fez todos os homens pecadores, percebo pelas escrituras que todos os homens se tornaram pecadores não pelo pecado de Adão, afinal ninguém pode ser culpado por um pecado que não cometeu, nós podemos sim sofrer pelas consequências dos erros dos nossos pais, mas nunca sermos condenados por eles, isso seria injusto.

 O que aconteceu foi o seguinte, os homens a partir do momento que Adão comeu daquela fruta, passaram a ter consciência do que é certo e do que é errado, passaram a ter o livre arbítrio, deixaram de ser inocentes crianças sem maldade, para serem adultos com discernimento, então todos os homens começaram a pecar conscientemente, e assim se tornaram culpados.

 

De fato, quando os gentios, que não têm a lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, embora não possuam a lei;
pois mostram que as exigências da lei estão gravadas em seus corações. Disso dão testemunho também a consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os. ) Romanos 2:14-15

Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;pois antes de ser dada a lei, o pecado já estava no mundo. Mas o pecado não é levado em conta quando não existe lei.
Todavia, a morte reinou desde o tempo de Adão até o de Moisés, mesmo sobre aqueles que não cometeram pecado semelhante à transgressão de Adão, o qual era um tipo daquele que haveria de vir.
Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. Pois se muitos morreram por causa da transgressão de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos!
Não se pode comparar a dádiva de Deus com a consequência do pecado de um só homem: por um pecado veio o julgamento que trouxe condenação, mas a dádiva decorreu de muitas transgressões e trouxe justificação.
Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo.
Consequentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens.
Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos.A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Romanos 5:12-21

 

Assim como o homem se tornou pecador por haver obtido a lei da consciência, através de Adão, também todos os homens podem se tornar justos através da graça de Jesus, passando a ter a mente de Cristo somos capazes de viver de acordo com a vontade de Deus. Herdamos a mente carnal de Adão, que se inclina para os excessos, precisamos trocar de coração (consciência), ou seja precisamos receber a mente de Jesus, que nos inclina para o Espírito.

QUEM É MAIS FORTE, DEUS OU O DIABO?

 

Um senhor chamado Rui, erra o juiz de uma cidade, era o único que julgava as causas de todas as pessoas daquela região. Ele era um juiz extremamente correto e justo, sempre cumpria a lei com honestidade.

 Um dia Paulo, o filho mais novo de Rui foi preso em flagrante após cometer um homicídio, os policiais sabiam que ele era filho do juiz, antes de conduzir o rapaz para a cadeia, entraram em contato com o juiz para pedir a sua autorização devido ao respeito que tinham pela autoridade daquele Juiz.

Rui sabendo do acontecido se entristeceu sobremaneira, chorou muito, pois sabia que embora amava seu filho mais do que tudo na vida, não podia fazer nada para livrá-lo da prisão, e que ele próprio haveria de condena-lo e vendo que embora fosse seu filho não podia ser tratado com parcialidade, e que a lei deveria se cumprir, então o rapaz foi levado para a prisão com o consentimento de seu pai.

 O rapaz representa a humanidade, o juiz representa Deus, e a polícia representa o diabo. Não quer dizer que o maligno trabalha para Deus, mas ele só pode fazer o que a lei de Deus permite, como o objetivo do mal é nos atingir, então quando contrariamos a lei, ele pede autorização para o Senhor para cumprir na nossa vida o que a lei determina.

 Se observarmos em Deuteronômio 28, vemos as condenações (maldições) para os pecados, ou seja, o maligno se vê no direito de colocar as maldições nas pessoas quando estas descumprem a lei do Senhor e mesmo Deus nos amando Ele não pode impedir, pois é justo.

 O maligno age de duas maneiras, nos seduzindo a pecar e nos acusando quando pecamos, dessa forma vemos que ele não tem poder em si, mas recebe o direito de agir segundo o que a Palavra de Deus determina.

 Podemos com essa história diferenciar o que é vontade e o que é permissão de Deus, a vontade de Rui era que seu filho não cometesse o crime, pois assim permaneceria livre, mas teve que permitir sua prisão visto que seu filho era culpado.

 As coisas ruins normalmente acontecem pela permissão de Deus e não por sua vontade, o desejo Dele é que nenhum homem pecasse para não precisar ser condenado, mas como infelizmente todos pecaram, acabaram indo para a prisão do maligno, até o momento que Jesus pagou o preço por nós. Agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo, pois não estamos mais debaixo da lei, então não precisamos mais ter medo do diabo pois ele perdeu totalmente o direito de agir na nossa vida.

 

 

 Versículos que comprovam o que estou dizendo:

Certo dia os anjos vieram apresentar-se ao Senhor, e Satanás também veio com eles.
O Senhor disse a Satanás: "De onde você veio? " Satanás respondeu ao Senhor: "De perambular pela terra e andar por ela".
Disse então o Senhor a Satanás: "Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal".
"Será que Jó não tem razões para temer a Deus? ", respondeu Satanás.
"Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que todos os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra.
Mas estende a tua mão e fere tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face. "
O Senhor disse a Satanás: "Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não encoste um dedo nele". Então Satanás saiu da presença do Senhor. Jó 1:6-12

 

"Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo.
Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos". Lucas 22:31-32

 

Depois disso ele me mostrou o sumo sacerdote Josué diante do anjo do Senhor, e Satanás, à sua direita, para acusá-lo.
O anjo do Senhor disse a Satanás: "O Senhor o repreenda, Satanás! O Senhor que escolheu Jerusalém o repreenda! Este homem não parece um tição tirado do fogo? 
Zacarias 3:1-2

 

O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançado à terra.
Então ouvi uma forte voz do céu que dizia: "Agora veio a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi lançado fora o acusador dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus, dia e noite. Apocalipse 12:9-10

Glória a Deus! Somos livres, livres da condenação e acusação, os “policiais” não podem nos prender, pois não existe mais a lei, estamos mortos para o pecado, e vivemos a liberdade dos filhos de Deus.

Deus é o todo poderoso, criador e dono de tudo o que existe, tanto das visíveis como das invisíveis, por isso ninguém pode ter alguma autoridade se não lhe for concedida pelo Senhor, nada acontece sem sua permissão, diferentemente de sua vontade.

PORQUE DEUS VÊ TANTO SOFRIMENTO NO MUNDO E NÃO SE MANIFESTA?

 

Se obedecêssemos a Palavra de Deus não haveria praticamente

nenhum problema no mundo. Vamos observar abaixo:

 

O que Deus disse :

O Que o homem fez e faz:

Não mate

O homem tem cometido vários homicídios.

Não furte

O homem tem furtado, trapaceado, e pegado o que não lhe pertence.

Não minta

Os homens vivem mentindo e enganando uns aos outros.

Não adultere

As famílias se destroem pela infidelidade que ficou comum no mundo, causa de muitas mortes e agressões.

Não deseje nada do seu próximo

A inveja tem sido causa de muitos males

Cuide dos seus pais.

Os filhos abandonam seus pais, por isso vemos tantas asilos lotados de idosos desprezados.

Pais eduquem seus filhos, segundo a palavra de Deus.

Os pais não educam os filhos pelos princípios de Deus, e estes acabam seguindo os exemplos do mundo.

Não deixe que nada os domine (vicie)

Os vícios tem sido a principal causa da violência nas nossas cidades.

Fuja da imoralidade sexual.

Pedofilia, estupros, gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis são os resultados da desobediência a Deus.

Ame seu próximo como você se ama, faça para ele o que gostaria que fizesse para você.

As pessoas fazem para os outros o que não gostariam que fizessem com elas próprias, motivo de tantas inimizades e brigas.

Ajude os pobres.

Nós desamparamos os necessitados achando que não é responsabilidade nossa.

Perdoe seus inimigos.

A falta de perdão gera todo tipo de vingança, o mal vira uma cadeia ininterrupta.

Não vivam ansiosos por nenhuma coisa, entregue seu caminho a mim e o mais eu farei.

O stress é a principal causa de doenças na atualidade, pois as pessoas vivem preocupadas e não confiam mais em Deus.

Não ofenda seu próximo.

As ofensas são o primeiro passo para as brigas que geram todo tipo de maldade.

Dê a todo que te pede e empreste a quem lhe pedir sem cobrar juros abusivos.

Hoje vemos a falta de solidariedade como nunca, alguns emprestando dinheiro a juros abusivos causando a miséria e a falência dos outros.

Cuide dos órfãos e das viúvas.

 

 

 

 

 

Deus mandou cuidarmos dos desamparados, temos nas ruas meninos e meninas órfãos muitas vezes de pais vivos, e nem nos importamos, eles futuramente serão os ladrões, homicidas que causarão problemas na sociedade.

Visite e ore pelos enfermos.

Abandonamos nossos doentes, e não nos importamos com o sofrimento alheio.

Maridos amem suas esposas e cuidem delas como você cuida do seu próprio corpo.

Muitos homens tem agredido e matado suas esposas, destruindo a família e o futuro dos filhos.

Esposas amem seus maridos e cuidem deles como você cuida do seu próprio corpo.

As mulheres por não acreditarem no amor dos homens tem desistido de acreditar na felicidade conjugal.

Governantes ajam com justiça.

Vemos tanta desonestidade nos governos, tantas injustiças, que provocam o mal da sociedade.

Patrões tratem seus empregados com justiça sem crueldade.

Durante anos seres humanos foram escravizados e viviam em condições sub-humanas o que gerou uma sociedade cheia de desigualde social.

Empregados obedeçam seu patrão mesmo quando ele não estiver por perto.

A desonestidade de alguns gera a desconfiança e os ambientes de trabalho acabam sendo terríveis.

Não odeie

O ódio provoca atitudes de raiva, mágoa e vingança.

Cuide da terra

O homem destruiu o planeta e isso está gerando inúmeras catástrofes naturais, não é castigo de Deus, mas é consequência dos erros dos homens.

 

  Além desses mandamentos acima existem muitos outros, que o homem desobedece diariamente, dessa forma todos acabam sofrendo as consequências, por isso não podemos culpar a Deus pelas mortes, e pelos sofrimentos, Ele se colocou a disposição para nos ajudar, mas não quisemos lhe o ouvir, então sofremos o dano.

  A vontade Dele é boa, perfeita e agradável, gostaria que todos vivessem muito, com saúde, não tendo falta de nada, e em paz com seus semelhantes, porém o homem tirou Deus do mundo, e decidiu viver sozinho seguindo seus próprios pensamentos.

 Mas ainda há tempo de consertarmos, através de Jesus, ele veio para nos reconciliar com Deus, e nos dá a ultima chance de seguirmos o caminho certo, se quisermos podemos ser diferentes, começando por conhecer esse Deus.

 Não quero que entendam que todas as pessoas sofrem por suas própria culpas, é claro que muitos inocentes acabam sofrendo pela maldade dos outros, mas isso não pode ser entendido como vontade de Deus, o homem está no controle do mundo e estamos sujeitos ao homem, porém se buscarmos o Senhor Ele poderá nos ajudar.

O QUE É O MUNDO DESCRITO NA BÍBLIA?

 

  A palavra mundo na bíblia é usada para descrever diferentes coisas, como por exemplo, o planeta e a população da Terra. Porém existe um contexto chamado de mundo que poderíamos interpretar como reino do qual Deus nos orienta a não viver nele.

  Na terra existem três tipos de reinos: o reino dos homens, o reino do diabo e o reino de Deus.

  Os reinos dos homens são governos que regem os cidadãos de cada localidade, onde em cada país tem as suas leis humanas.

  O reino das trevas é onde o diabo governa, onde ele atua, e incorpora suas leis e obras. Este reino é aqui na Terra, onde de maneira invisível domina as pessoas, as seduz ao erro e a tudo que desagrada a Deus, tem os seus servos espirituais chamados de demônios e tem os seus escravos humanos, que na maioria das vezes os servem sem ter conhecimento disso.

  O reino de Deus aqui na terra é caracterizado por pessoas que nasceram de novo e se opuseram ao reino das trevas decidindo conscientemente viver e seguir as leis e os ensinamentos do evangelho de Cristo.

  Todos os seres humanos fazem parte do reino dos homens, estão sujeitos as leis da terra e vivem as coisas naturais da terra, ou seja, comem, bebem, dormem, trabalham, se relacionam umas com as outras.

“Mas o homem casado preocupa-se com as coisas deste mundo, em como agradar sua mulher” 1Coríntios 7.33

  Esse mundo natural é muito confundido com o mundo de pecado que a Bíblia fala, muitas pessoas acreditam que Deus está dizendo que tudo o que fazemos na Terra é pecado, porém essa afirmação é errada visto que foi o próprio Deus que criou tudo o que existe.

  Agora o mundo das trevas, ou o reino das trevas, é realmente onde o diabo domina, onde ele infiltrou sua mentira com o objetivo de fazer com que as pessoas desobedecessem a Deus. O objetivo principal desse reino é separar as pessoas de Jesus, e destruir o que o Senhor criou.

  Neste mundo das trevas é que há todo tipo de pecado e abominação, ele infiltrou no reino dos homens mentiras de todos os tipos e têm mantidas cativas quase todas as pessoas às seus enganos.

  Por exemplo, Deus disse que não podemos matar então o diabo seduz as pessoas a cometerem homicídio, Deus diz para não mentirmos, o maligno seduz a cometerem mentira, e assim por diante. A obra do diabo é a de contrariar a vontade de Deus, incutindo na mente das pessoas mentiras de todo tipo. 

  Por isso, precisamos diferenciar o que é das trevas e o que é natural, Deus criou o sexo, é algo natural, abençoado, o diabo distorceu e fez as pessoas praticarem atos libidinosos de todo tipo contrariando o propósito de Deus.

 As coisas de Deus são saudáveis e equilibradas, as coisas do maligno são doentias, desequilibradas, vergonhosas, estranhas e más.

  Mas não podemos dizer que tudo que se faz na terra é pecado, o reino dos homens sem o reino das trevas, as pessoas viveriam e fariam o que Deus determinou, viveriam suas vidas normalmente, sem pecado, mas o reino das trevas está atuando no reino dos homens transformando um ambiente de maldade e abominações.

 

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. (João 2:5)

Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.

E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora.” ( 1 João 2:15-18)

  Este mundo que não devemos amar é esse reino das trevas com seus pecados e enganos, não está falando das pessoas do mundo afinal "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito” ...(João 3.16) se Deus estivesse falando para não amarmos as pessoas do mundo estaria contradizendo a sua própria palavra.

 

O governo do mundo do qual Jesus se refere ( reino das trevas)

 

O mundo tem um príncipe (diabo) que o governa.

Chegou a hora de ser julgado este mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. João 12:31

 

O mundo está debaixo do poder do Maligno.

Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno. 1 João 5:19

O mundo está nas trevas.

Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. João 12:46

O príncipe deste mundo já está julgado.

E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. João 16:7-11

As pessoas são amadas por Deus, mas estão dentro do reino das trevas chamado mundo, e obedecem às suas ordens.

Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,
nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.
Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.

 

 

O reino das trevas não é um lugar físico, ou seja, o mundo não é um lugar que podemos ver, mas é um domínio, um espírito, que atua dentro do coração das pessoas. E as coisas do mundo das trevas, não são coisas físicas, mas a maldade e os desejos desenfreados.

 “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.”

  Durante anos a igreja vem associando este reino das trevas a algumas coisas da Terra, por exemplo, dizem que as pessoas que não são evangélicas são mundanas, e tudo o que se faz fora do evangelho é considerado objeto ou ação do mundo. Dizem que as músicas feitas por não crentes são músicas do mundo, dizem que as bebidas são do mundo, e outras coisas mais, dessa forma estão querendo dizer que o diabo é dono de alguma coisa.

 Tudo o que existe na Terra pertence a Deus, o diabo não é dono de nada, a única coisa que ele tem se chama mentira, mais nada. As plantas são de Deus, os animais, os sons, as pessoas, e tudo mais, porém nós pegamos o que pertence ao Senhor e usamos para satisfazer as vontades do diabo, entendeu a diferença.

 Tem pessoas que não frequentam certos lugares por achar que ali pertence ao diabo, por exemplo abominam a ideia de um cristão frequentar carnaval, pois o nome significa festa da carne, mas o pecado não é ir ao carnaval, mas o que você pode fazer lá.

   O problema não são os lugares, mas o que fazemos nesses ambientes, pecar nós podemos até dentro da igreja, por isso fugir da aparência do mal, não significa fugir de nenhum lugar físico, ou de nenhuma pessoa, mas tirarmos do nosso interior o mal.

  Tem pessoas que vão à festas como o carnaval e não cometem nenhum pecado, se divertem, dançam, enquanto outros fazem coisas erradas como roubar, matar, agredir, cometer imoralidade sexual, mas para fazer essas coisas não é preciso ir a uma festa, pecado se comete em qualquer lugar.

  Deixemos de agir como tolos atribuindo ao diabo o que é do homem, e atribuir ao homem o que é do diabo. Deus nos deu tudo para usufruirmos para o fim que Ele criou, sem excessos e sem maldade.

  O que acontece a partir dessa mentalidade é que as pessoas consideradas mundanas, aproveitam as coisas criadas por Deus enquanto os cristãos ficam trancados em casa com medo de cair na tentação. Quando o pecado não está nas coisas mas no que as pessoas fazem dessas coisas, a intenção é que mostra que reino estamos servindo.

"Se alguém ouve as minhas palavras, e não as guarda, eu não o julgo. Pois não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. 
João 12:46-47

Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. 

Tiago 4:4

Ter amizade com o mundo é fazer o que o reino das trevas nos impulsiona, não está dizendo ter amizade com as pessoas, mas com os espíritos que governam o império do maligno ou compactuar com as obras das trevas.

 

“mas todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo. Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo. Eles vêm do mundo. Por isso o que falam procede do mundo, e o mundo os ouve.” 1 João 4:3-5

 

  O espírito do mundo é o espírito do anticristo que se opõe a tudo o que Jesus fez, disse e faz, esse é o espírito do mundo que a bíblia diz que temos que vencer, esse espírito atua nas igrejas implantando falsas doutrinas e falsos ensinamentos para afastar as pessoas do verdadeiro evangelho.

 

O campo é o mundo, e a boa semente são os filhos do Reino. O joio são os filhos do Maligno Mateus 13:38

O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus. 1 João 5:3-5

 

  Dessa forma Jesus veio para destruir esse reino das trevas e implantar o Reino do céus na terra,  vencendo a mentira com a verdade, esse Reino um dia será de forma visível, Jesus voltará para reinar corporalmente, mas até lá o seu Reino está sendo implantado no interior de cada pessoa que crê em Jesus através do Espírito Santo. 

 

Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim;

Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. João 16:7-11

Tendo os fariseus perguntado a Jesus quando viria o reino de Deus, ele respondeu: O reino de Deus não vem visivelmente,
nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Ei-lo acolá! porque o reino de Deus está no meio de vós. 
Lucas 17:20-21

 

  Em outra versão diz que o reino está dentro de nós, isso quando o Espírito Santo passar a habitar nosso interior, Ele será o rei que nos governará.

 

E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre,
o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. João 14:16-17 

 

   Por isso Jesus disse para buscarmos o Reino de Deus.

 

Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Mateus 6:9-10

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Mateus 6:33

 

  Ter o Espírito Santo em nós é o mesmo que ter o reino de Deus em nós, assim passamos das trevas para a luz. O Espírito Santo irá nos ensinar a viver como cidadãos do seu Reino e nos capacitará para enfrentarmos o mundo das trevas.

 

Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados.

Toda injustiça é pecado, mas há pecado que não leva à morte.

Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge. 
1 João 5:17-18

 

 Por isso queridos o mundo que devemos odiar, detestar é o reino do diabo e suas obras, as quais são opostas à Palavra de Jesus.

 

Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,
nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.
Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.
Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,
deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. Efésios 2:1-5

 

  O fato de considerarmos o reino das trevas um ambiente físico, tem levado a igreja a tentar construir o reino de Deus físico, criando casas de Deus, roupas de Deus, boates de Deus, clube de Deus, isso vem da nossa ignorância. O próprio Jesus disse isso, o reino de Deus é invisível, está dentro de nós, assim como o reino das trevas está dentro das pessoas.

Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: "O Reino de Deus não vem de modo visível,
nem se dirá: ‘Aqui está ele’, ou ‘Lá está’; porque o Reino de Deus está dentro de vocês".
Depois disse aos seus discípulos: "Chegará o tempo em que vocês desejarão ver um dos dias do Filho do homem, mas não verão.
Dirão a vocês: ‘Lá está ele! ’ ou ‘Aqui está! ’ Não se apressem em segui-los. 
Lucas 17:20-23

COMO NASCE O PECADO NO HOMEM?

 

O espírito do homem é como Deus, eterno, e possuímos também uma alma e um corpo. 

 A mente humana é o lugar que chamamos de coração, onde pensamos, sentimos, e controlamos todo o corpo, alguns dizem que o coração é a alma, porém eu entendo que quase sempre quando a Bíblia se refere a coração está dizendo mente, lugar onde pensamos. Pois nosso coração físico não pensa, nem produz sentimentos ou pensamentos, tudo isso vem da nossa mente, e é nela que diferenciam as emoções, razões e a fé.

 

 De noite chamei à lembrança o meu cântico; meditei em meu coração, e o meu espírito esquadrinhou. Salmos 77:6

Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu! Salmos 19:14

 

Portanto devemos guardar a mente, ou seja, ter cuidado com o que pensamos, pois é da mente que procedem todas nossas ações boas ou ruins.

 

Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.
Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.São estas coisas que contaminam o homem; Mateus 15:18-20

 

Como vimos acima a palavra coração quer dizer mente, pois é da mente que procede os maus pensamentos e deles procedem todo tipo de mal. As tentações ocorrem na mente.

 

Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido.
Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.Meus amados irmãos, não se deixem enganar.
Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes. 
Tiago 1:13-17

 

Quando a pessoa cede à tentação ela então  deu a luz ao pecado, e uma coisa é certa nós somente caímos nos pecados quando este nos atrai de alguma maneira, se o inimigo perceber que você se sente atraído para algum erro, é nessa sua fraqueza que ele irá te tentar.

COMO VENCER A TENTAÇÃO E O DIABO?

 

 A tentação é obra do diabo, nenhum mau pensamento provém de Deus, e por isso não podemos nos deixar enganar. Dessa forma percebemos que o inimigo colaca na mente das pessoas pensamentos enganosos, para lhes seduzir a fazer o que desagrada a Deus, por isso quero explicar algumas coisas importantes.

·         Os pensamentos involuntários que não queremos ter são em sua maioria colocados pelo diabo para fazer a pessoa pecar. Dessa forma muitas pessoas são oprimidas por pensamentos horríveis que não gostam de pensar, e acabam achando que são delas mesmas, mas não são, eles vem do maligno, para nos perturbar. Por exemplo; tem pessoas que tem pensamentos horríveis contra Deus, contra as pessoas, e ficam perturbadas por acharem que são pessoas más. Você não é responsável por aquilo que não quer pensar, então tome cuidado com o que pensa, saiba diferenciar o que são seus pensamentos e o que são tentações. Você só pecará se gostar destes pensamentos e ceder a eles, fazendo o que eles dizem.

·         Tentação não é pecado, ou seja, quando está sendo tentado você ainda não pecou, não se culpe pelas tentações, não se sinta perturbado com elas, pois é esse o objetivo do maligno, fazer você perder o controle. Lembre-se, Jesus foi tentado em todas as coisas semelhante a nós, mas nunca pecou.

·         Para vencer a tentação é necessário resistir ao diabo, resistir não quer dizer repreender, ou ficar expulsando o demônio o tempo todo como uma pessoa desequilibrada, resistir significa não ceder, ou seja , fazer o contrário do que ele quer. Se ele quer que você fique com raiva de alguém, você faz o oposto, e ora pela pessoa, se ele quer que você fique triste, comece a cantar, e louvar a Deus, e assim por diante, você só vencerá o mal fazendo o bem (fazendo o oposto do que ele quer). Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. 
Tiago 4:7  / Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem. 
Romanos 12:21

 

Como o diabo entra e age nas pessoas?

Como vimos anteriormente ele age pelo direito que a lei o permite, colocando todo tipo de mal no ser humano por que estes não obedeciam à lei.

  Mas ele age de diferentes formas tentando dominar as pessoas mas o lugar principal onde age é na mente.

  A mente é chamada pela bíblia de coração, por isso é chamado de extremamente corrupto e enganoso, e é dele que provem todo pecado e maldade.

   Dessa forma os nossos pensamentos são os responsáveis por nossas ações, então o maligno consegue controlar as ações humanas através dos pensamentos.

  Os rugidos do leão conforme diz a bíblia, que ele fica ao nosso derredor rugindo procurando quem possa tragar, são os pensamentos que ele coloca na nossa mente.

  Eu já sofri muito com pensamentos horríveis que me perturbavam até depois de minha conversão, me achava uma pessoa terrível por pensar coisas tão estranhas, pensava blasfêmias contra Deus, pensamentos de fazer o mal contra os outros e todo tipo de pensamento, que de forma incontrolável surgiam na minha mente.

  Orei muito e pedi que Deus me mostrasse o que estava acontecendo, então o Senhor começou a me ensinar pela bíblia que aqueles pensamentos involuntários não eram meus, e sim do diabo, e era assim que ele agia com todas as pessoas do mundo, colocava pensamentos mórbidos nas mentes e as pessoas achavam que estes pensamentos eram delas mesmas, dessa forma ou acabavam praticando o que ele dizia, ou ficavam perturbadas, oprimidas e até loucas.

  Então a única forma de vencer esses pensamentos é primeiramente saber sua fonte, eu sei que nosso cérebro pode criar pensamentos involuntários naturalmente, e algumas doenças podem também provocar confusão mental. Porem se estes pensamentos tem objetivos claros de nos levar ao pecado  pode ter certeza que são malignos.

  Não se culpe por pensar essas coisas, pois ninguém é culpado por ter pensamentos involuntários, saiba que não são seus, você não é culpado nem responsável por eles, saiba também  que todos no mundo passam pelas mesmas situações.

  Mas não podemos agir como loucos, pois é exatamente o que ele deseja, então não adianta ficar expulsando demônio o tempo todo, mas a bíblia diz que temos que resistir firmes na fé, resistir significa não ceder, ou seja, não fazer o que ele quer, ignorar seus pensamentos. Deus não permite que sejamos tentados alem das nossas forças.

  E fazer o oposto do que ele quer, se ele te seduz a ficar com raiva de alguém, ore por essa pessoa. Se ele tenta te fazer ficar triste ou desanimada, dê graças a Deus, glorifique ao Senhor em alta voz.

 E diga que Jesus já te libertou, você é livre, em Cristo, pois se o Filho te libertar verdadeiramente será livre.

 Resisti ao diabo e ele fugirá de vos,

Mas acima de tudo saiba que aquele que nasceu de Deus o maligno não toca,

Então não tenha medo, lançai sobre Jesus todas as suas ansiedades, e saiba que ele esta cuidando de nós, e como nós ele foi tentado em todas as coisas, e se compadece dos que passam por tribulações, pois sentiu na pele todas nossas dores.

 O Senhor nos assentou com Ele nos lugares celestiais acima de todo principado e potestades, e disse que nada absolutamente nos causará dano. Quando estamos em Cristo estamos habitando no esconderijo do Altissimo, e podemos descansar a sombra do onipotente, pois Ele garante que nem um mal nos sucedera nem a nossa família.

1 | 2 >>